Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Perfil

Ricardo da Silva

Medalhas Conquistadas


Ideias

Do Meu Jeito

Uma proposta de experiência virtual hiper-personalizada

Acho muito interessante a parceria entre a Lancôme e a empresa RichRelevance. Essa junção resultou em um verdadeiro “avanço na beleza online”. O que acontece: a tecnologia oferece ao consumidor uma experiência de compra hiper-personalizada. Ao escolher um produto no site da Lancôme, o cliente consegue ver imediatamente o produto sendo aplicado em um modelo virtual que tem o tom de pele semelhante ao seu. Por exemplo: quanto mais produtos de maquiagem insere no carrinho de compras online, mais ele descobre como fica no modelo. O bacana de cada modelo virtual é que ele reúne características do consumidor, com base no gosto e estilo pessoal e também em tendências regionais e de comportamento de compra. É ou não é uma maneira incrível de ter uma experiência super personalizada com cosmético em um ambiente virtual?

Do Meu Jeito

Embalagem como porta-retrato

Minha prima ganhou do namorado uma pulseira de presente de Natal. Por si só, o adorno já permite a personalização. Minha prima pode "contar a história do namoro" agregando diferentes pingentes. Mas o que realmente me chamou a atenção foi a embalagem, que pode servir de porta-retrato. Procurei no Instagram um imagem para ilustrar a ideia e encontrei um ótimo exemplo registrado pela usuária Rafaela Petrin: https://www.instagram.com/p/68cYfcqgqL/. Demais, não?

Do Meu Jeito

Comunicar com você e para você

Particularmente acho muito persuasiva e eficaz a campanha do Santander em outdoors e paradas de ônibus de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. O Banco incentiva a abertura de contas correntes exibindo em cenas do cotidiano 200 de seus gerentes. Nas imagens, os funcionários aparecem fora do ambiente de trabalho, contendo nome e cargo e a frase "Abra uma conta com ela(e)". Essa ideia de relacionar a marca ao funcionário, mostrando que ele é uma pessoa comum como você e eu, também poderia ser replicada para o mundo das vendedoras e dos vendedores da Natura. Uma frase do tipo "Descubra o cosmético brasileiro com ela(e)" poderia ser uma forma de chegar ao consumidor com descontração.

Do Meu Jeito

Óleo corporal de banho

Vou confessar um segredo: muitas vezes “furto” o óleo corporal de banho de minha esposa. Na verdade, é um “furto” consentido :) Acontece que o produto que ela usa tem a fragrância de amêndoas, o que não me agrada muito. Desisti faz algum tempo de encontrar um óleo corporal de banho que tenha um perfume que me satisfaça. Sempre busco produtos para homens e confesso que não os encontro no mercado. Portanto, minha ideia é que o óleo corporal de banho possa ser personalizado com perfume adequado para o público masculino. Eu adoraria. E também a minha esposa, que agradeceria pelo fim dos "furtos" ;)

Do Meu Jeito

Faça você mesmo no Instagram

O perfil do Instagram da Natura poderia promover concursos semanais com as melhores ideias de cosméticos "faça você mesmo". Os usuários do Insta subiriam então suas receitas e imagens nos seus perfis marcando a hashtag "#" do concurso. Depois o perfil oficial da empresa faria o #repost em sua linha do tempo, indicando devidamente o usuário que teve a ideia mais bacana. Acho a ideia bacana porque: 1) poderia servir de inspiração para futuros produtos; e 2) poderia inspirar outras pessoas para o "faça você mesmo".

Do Meu Jeito

Centro para personalização de cosméticos

Gostaria de participar diretamente do preparo de meu próprio cosmético (por exemplo: shampoo ou sabonete). Acho essa uma forma potente de aprender sobre os produtos que usamos e consumimos no nosso dia a dia. Logo, gosto de pensar na existência de um centro/laboratório em que várias pessoas interessadas possam estar juntas para aprender sobre o preparo de cosméticos customizados (fórmula, forma, etc). Esses lugares parecem ser perfeitos para a troca de conhecimento e para o surgimento de novas ideias. Segue aqui um exemplo: http://www.theherbalhub.com/index.php.

Do Meu Jeito

Sabonete em forma de violão

Meu irmão é músico. Então, quando fez aniversário em julho, presenteei-o com um sabonete de glicerina em formato de violão. Achei que fosse impossível conseguir elaborar o cosmético, mas pesquisei vídeos no YouTube que me apontassem caminhos para a produção e, no fim das contas... consegui! Acabei fazendo algumas unidades e de maneira muito rápida. O legal da experiência foi que consegui aliar um trabalho artesanal com o gosto de meu irmão pela música.

Do Meu Jeito

Minha camiseta Twin Peaks personalizada

Gosto da ideia de aplicar estampas em roupas personalizadas. Acho ainda mais bacana quando consigo pensar em soluções rápidas e online. Conto uma história para exemplificar a ideia. Por muito tempo eu quis ter uma camiseta de uma das séries de TV mais clássicas dos anos 90, Twin Peaks. Em especial, da personagem Log Lady. Gosto é gosto, não é mesmo? :-) Bem, foi difícil encontrar no Brasil um modelo que realmente curtisse. Foi então que busquei online e encontrei esse site: http://www.redbubble.com/people/errldabbingtons/works/13103003-twin-peaks-log-lady. Topei com um montão de gravuras que podem ser impressas em tecido de algodão. O resultado da camiseta que montei e comprei ficou parecido com o da foto acima. Pena eu não levar hoje a camiseta comigo para que pudesse mostrar aqui...

Do Meu Jeito

Marcas que apoiam a cultura maker

Muita gente tem dito que a próxima era industrial vai ser dos indivíduos capazes de pensar e projetar novos produtos e soluções em casa, mas com potencial de produção em larga escala. Tento reparar em como as marcas estão preparadas para absorver esse movimento, essa cultura maker capaz de construir suas próprias invenções. Foi assim que descobri a GE Garages http://www.ge.com/garages. A iniciativa tenta se aproximar de inventores caseiros e grupos makers (ou fazedores) oferecendo espaços físicos equipados com impressoras 3Ds, equipamentos de corte com laser, soldadores, serras frias e outras ferramentas. É realmente interessante e promissor. O projeto já passou por grandes cidades do mundo e o próximo evento, por exemplo, acontece no norte da Suécia.

Na foto: a designer de Boston (EUA), Alice Saunders, 29, que não liga para a moda tradicional e prefere criar produtos vintage usando velhos tecidos militares.