Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Rodada de Inspiração #09

15 de Julho de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Pra fechar a semana com mais uma rodada de muita inspiração, fomos ouvir da nossa cocriadora Arieta Arruda, jornalista e empreendedora do Paraná, suas percepções sobre a jornada Viva sua Beleza Viva! Confira abaixo o que ela nos contou:
 
Biografia
Sou natural de Maringá (PR), morei em sete cidades diferentes. A última foi Curitiba (PR), onde fiquei por dez anos. Estou em uma nova aventura. Indo morar em Auckland (Nova Zelândia), a realização de um sonho antigo. Profissionalmente sou jornalista e empreendedora. Diretora da Farol das Ideias, consultoria de gestão da criatividade e inovação. Me especializei nesta área e amo ver o mundo cheio de colaboração, co-criação e gerando inovação do bem. Estudei na PUC-PR, UTFPR, Israel Institute of Technology, UniCesumar e University of Maryland. Outras coisas que me fazem feliz é cozinhar, fazer esportes radicais, viajar pelo mundo, dançar, fazer novos amigos, meditar, amar e ler.
 
Qual a sua opinião sobre o tema da Jornada e quais são os insights e ideias mais importantes que você capturou dela até agora?
 
O tema da jornada é de extrema importância e tem sido tratada de maneira profunda, como deve ser. As pessoas devem debater mais sobre o que é beleza, sobre os padrões sociais que são recorrentes até hoje e são criados numa perspectiva de perfeição que não existe. Por isso, falar sobre isso nos torna mais conscientes e nos permite sair do piloto automático e seguir o que é beleza a partir da nossa essência. A minha visão do que é beleza, é aquela que está na vida pulsante, na alegria de viver, no sorriso, nos cuidados consigo e com os outros. Por isso, acredito muito na beleza que vem primeiro de dentro para fora. A partir do nosso amor próprio e na nossa relação de harmonia com o mundo. A beleza está na imperfeição, na aceitação e na gratidão pela vida.
 
O Cocriando Natura dá a oportunidade de as pessoas discutirem com pessoas do Brasil todo e questionarem a si mesmos sobre os padrões de beleza vigentes e apoiar essas decisões como uma marca que se relaciona de maneira coerente com seus consumidores, numa relação de mão dupla, quando se coloca aberta a ouvir verdadeiramente as necessidades de seus consumidores.
 
O processo de Inspiração e Descoberta foi uma caminhada rumo a entender melhor o que queremos, o que pensamos, celebrar a diversidade de pontos de vista, a diversificação da beleza, o respeito ao outro ser quem é,se colocar aberto a trocar ideias e realmente descobrir o que é viver a beleza viva.        
 
Dentro da fase de ideação, e o que você enxerga como os principais temas e oportunidades para aprofundar em novas ideias relevantes?
 
Na fase de ideação, é importante valorizar todo tipo de ideia, pois é a partir da liberdade e da conexão de várias pessoas é que podem surgir ideias inovadoras. Gosto muito do ponto de vista de Thomas Edison, um dos caras mais inovadores da história: “Para se ter uma boa ideia é preciso ter uma porção delas”. Por isso, acredito que é muito bom ter esta oportunidade de sugerir ideias nossas, apresentar sugestões de melhorias para ideias de outras pessoas, numa comunicação aberta, dentro da filosofia da colaboração.
 
As ideias de produtos a partir de novos ingredientes, novas experiências de consumo e de relacionamento dentro da Natura podem e devem ser olhados com muito carinho. Os participantes do Cocriando Natura são bastante ativos e isso gera interação, colaboração e um ambiente bacana para cocriar realmente. Acredito que para filtrar essas ideias seria interessante fazer grupos focais de consumidores, com colaboradores da Natura para partir para a fase de prototipação e validação das ideias. Imagino que já tenham esse tipo de prática. E vamos continuar a colaborar e cocriar.  
 
Valorizo muito quem incentiva a criatividade. Pois, a prática da criatividade nos mostra um rumo colorido de colaboração e de inovação aberta. Empresas colaborando com as pessoas, as pessoas cocriando com as marcas, governos mais transparentes, famílias que dialoguem mais. Tudo isso é a essência da vida e da beleza viva.
 
E aí, o que achou das percepções da Arieta? Comenta aqui embaixo e conta pra gente! E não deixe de contribuir com as suas ideias na Jornada Viva Sua Beleza Viva, que está em sua última semana. Corre lá que ainda dá tempo! ;)
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários