Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

O Aplicativo dos Fazedores

14 de Janeiro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Fundada no ano passado por um grupo de amigos programadores que também curtiam este estilo de vida do Movimento Maker, a Aspired Steps é uma pequena empresa americana que define a sua missão como sendo “simplificar o processo de aprender qualquer coisa ao mesmo tempo em que tornamos isso acessível via aprendizado coletivo”.
Muito bonito no papel – mas e na prática, como transformar isso em realidade? Foi exatamente o que eles fizeram quando desenvolveram seu primeiro projeto, o aplicativo mobile Stepzy (http://www.stepzy.com/). Essencialmente, a ideia desta iniciativa é criar uma espécie de ponte entre quem já faz seus próprios projetos DIY e quem está querendo começar a fazer.
Funciona assim: qualquer fazedor pode subir na plataforma uma de suas criações. Pode ser uma receita exclusiva que você inventou, pode ser aquela coleção de móveis que você mesmo fez na garagem de casa, pode ser aquela decoração incrível toda à base de produtos reciclados. Tanto faz: e as criações podem ser categorizadas sob termos que tornam tudo mais fácil de ser encontrado, como artes, beleza, moda, saúde e boa forma, jardinagem...
Um ponto importante no Stepzy é que, seja na forma de uma galeria de fotos ou então utilizando um vídeo, você também crie uma espécie de tutorial de como aquilo foi feito. Simples, rápido, divertido, descomplicado. De maneira que um aspirante a maker que esteja usando o aplicativo possa se sentir inspirado a criar também, plantando a semente do do it yourself.
A grande virada do aplicativo, no entanto, é a possibilidade de abrir as portas para que os interessados possam comprar diretamente dos criadores, ali mesmo, sem atravessadores, direto ao ponto. Gostou daquela cadeira feita em casa? Compre da pessoa que fez. E ainda mais: também é possível adicionar uma lista de materiais necessários para fazer aquele projeto, para que a pessoa que quer tentar fazer em casa também compre diretamente via aplicativo – e o criador, obviamente, recebe uma parte destes lucros.
“Os makers são grandes artesãos, mas encontrar consumidores para estes produtos feitos de maneira customizada pode ser uma tarefa difícil”, explica Zen Cachola, um dos criadores do Stepzy, em entrevista ao Tech in Asia (https://www.techinasia.com/aspiredsteps-app-diy).
Para ele, o chamado conteúdo gerado pelo usuário se tornou um dos tipos mais importantes de marketing – e eles ajudam justamente neste sentido. “Os nossos artesãos estão ocupados demais fazendo seu belíssimo trabalho, então eles precisam de uma força para gerar conteúdo sobre seus produtos”.
E de trabalho impulsionado pelos próprios consumidores estes caras entendem: afinal, o Stepzy só saiu do mundo dos sonhos e se tornou realidade graças a uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter (https://www.kickstarter.com/projects/aspiredsteps/as-app-for-makers-and-diyers-to-learn-and-earn-w-f?ref=discovery).
 
 
Saiba mais:
 
Em inglês: criadores do Stepzy ensinam 10 dicas simples que podem mudar a sua vida
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários