Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Ideias para inovar nossa comunicação!

5 de Julho de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Como propagar a mensagem da beleza viva para cada vez mais pessoas? A gente tem falado sobre o assunto na etapa de ideação da Jornada de Cocriação Viva Sua Beleza Viva. Queremos pensar anúncios, campanhas publicitárias, ativações, experiências em pontos físicos que potencializem a beleza viva. Um desafio e tanto, né?
 
Pra nos ajudar nessa missão, fomos em busca de algumas inspirações. São iniciativas inovadoras que surpreenderam pela criatividade, sinceridade e o potencial de cativar o público. A gente aposta que elas podem nos revelar novos caminhos de interação. Vamos nessa?
 
Pra começar, a gente acha bacana ampliar a ideia de comunicação e perceber que há vida além dos anúncios de revistas e da televisão. Não que eles não sejam importantes, mas que outras iniciativas podem ajudar a reforçar a nossa mensagem? A Camp, fabricante de sucos, revelou um jeito interessante. Para destacar o uso de ingredientes naturais em seus produtos, a empresa criou frutas no formato exato das suas caixas. No processo, que durou dois anos, alguns brotos de frutas foram colocados dentro de moldes para que crescessem no tamanho da caixa, com logo da Camp, canudinho e tudo. O resultado, chamado de caixinha natural, foi exposto em hortifrútis e supermercados junto com frutas em seus formatos originais. Dá para entender melhor a proposta no vídeo. Divertido e diferente, né?
 
Na Suécia o desafio era outro, mas também foi resolvido com uma ideia de comunicação inovadora.  Como reforçar as qualidades do país e atrair turistas? A Swedish Tourist Association convocou os melhores garotos-propaganda possíveis para o seu produto: os habitantes do lugar. A organização de turismo criou um número de telefone para onde qualquer um pode ligar. Os suecos interessados em divulgar informações sobre o próprio país se cadastram no serviço e passam a receber, aleatoriamente, telefonemas do mundo inteiro de pessoas que querem tirar dúvidas sobre o possível destino de férias ou apenas bater papo e saber mais sobre a Suécia. Para ressaltar a liberdade do país, que aboliu a censura há 250 anos, a campanha de divulgação do telefone destaca que não há qualquer controle sobre o teor dos diálogos. Todos os temas e abordagens estão liberados. 
 
Já a rede de lojas C&A queria ajudar a solucionar um problema bem comum pra quem vai às compras. Sabe quando bate aquela dúvida na hora de escolher a roupa e você só quer ouvir uma segunda opinião? Em uma campanha que integrou ação nas redes sociais e a comunicação no ponto de venda, a C&A convocou outros consumidores para auxiliarem na decisão. Enquanto fotos das peças de roupa eram exibidas na página da rede no Facebook, os cabides das lojas mostravam o número de curtidas recebidas por cada item. Com a atualização em tempo real dava pra saber qual peça contava com mais aprovação e tinha mais chance de fazer sucesso na rua. Em vez de uma segunda opinião, os consumidores tinham milhares de pitacos à disposição. A ação demonstra que, além de apenas divulgar produtos, a comunicação pode proporcionar novas experiências. Como a gente pode fazer isso com a beleza viva? Vamos nos inspirar para a etapa de ideação.
 
Se a proposta é inovar, a Sky Go prova que dá para surpreender já no veículo. O serviço online da Sky queria disponibilizar cada vez mais conteúdo em mais lugares de interesse para o público. Para atingir seu objetivo, a empresa transformou a janela do trem em um canal de mídia. A inspiração para a ação foram as pessoas que encostam a cabeça no vidro para descansar quando estão voltando para casa. Quem nunca, não é verdade? Com uma tecnologia que usa os ossos como condutor, sons são transmitidos para o ouvido interno do passageiro graças a um dispositivo posicionado no vidro do trem. O som não se propaga, o que possibilita a emissão de mensagens personalizadas. No futuro, a tecnologia pode ser utilizada para divulgar notícias ou tocar música para os passageiros.
 
Todo mundo tá querendo inovar na hora de comunicar, mas como será que a gente pode usar alternativas como essas para expressar a beleza viva? Além de informar, queremos potencializar vivências e ajudar a propagar essa mensagem para o mundo. Conta pra gente a sua opinião na fase de ideação da Jornada de Cocriação Viva Sua Beleza Viva.
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários