Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Cocriação no Hackathon Ekos

11 de Abril de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Quatro dias de colaboração e prototipagem no coração da Amazônia. Assim foi o Hackathon Ekos: Mãos na Mata, realizado no último mês de março, em Belém. A maratona de inovação de Natura Campus reuniu 32 participantes para solucionar o seguinte desafio: como conectar a Amazônia e a Natureza ao dia a dia as pessoas? Foram oito projetos prototipados e um grupo vencedor.
 
O que nem todo mundo sabe é que o Cocriando Natura está na origem de toda essa história.
 
Entre setembro e dezembro de 2014, lançamos a Jornada Ekos da rede do Cocriando. Naquele momento, o desafio era descobrir como conectar mais pessoas a uma marca que se propõe a construir um mundo melhor. Foram mais de 160 pessoas – entre consumidores Natura, consultoras e pessoas interessadas em inovação e sustentabilidade - cocriando mais de 15 desafios. No fim, tivemos mais de 500 interações e contribuições que inspiraram a marca Ekos. A ideia do Hackathon surgiu dessa interação dentro da Jornada.

Relembre aqui como foi a nossa Jornada de Cocriação Ekos. 
 
Após inspirarem a Natura e a marca Ekos para a criação da maratona, os consumidores e consultoras Natura continuaram contribuindo para o Hackathon através de outros formatos: convidamos alguns deles para participarem de hangouts junto com os inscritos, contando suas experiências com tecnologia e natureza, e também para dar feedback nas ideias prototipadas durante o Hackathon.
 
“Fui convidada a observar e auxiliar aqueles jovens que estavam desenvolvendo projetos de inovação conectados com a natureza. Achei tudo muito rico e interessante. Eles me apresentavam os projetos e eu falava o que tinha achado, se me interessaria ou não em usar, como poderia melhorar”, relembra Alda de Moraes, servidora pública em Belém e consumidora de perfumes e batons da Natura que esteve presente na etapa de prototipagem do Hackathon.
 
Ela conta que gostou de todo o processo, mas teve um projeto que chamou mais sua atenção. “Gostei muito de um aplicativo que media o nível de estresse do usuário e depois o ajudava a relaxar, apresentando sons e imagens da natureza”, destaca.
 
Consultora Digital há dois anos, Joselisa Maia também foi convidada a colaborar com os participantes do Hackaton Ekos, mas ficou encantada com outro projeto. “Me chamou muito a atenção um projeto voltado para criação de canteiros verdes nas cidades, envolvendo várias pessoas por meio da tecnologia na criação desses jardins”, afirma.
 
No fim das contas, o projeto preferido pela banca avaliadora do Hackathon Ekos foi o do grupo Quintal Mágico, que propôs um clube de assinatura de sementes, escolhidas e enviadas em periodicidade pré-definida, acompanhada por sensores que ajudam a orientar o cultivo das plantas. Mas a gente acha que, mais importante do que a escolha do grupo vencedor, foi o processo de cocriação e colaboração envolvido em todas as etapas do Hackathon Ekos.
 
“Gostei muito de fazer parte de tudo isso e ver a participação de pessoas de tantas áreas diferentes, tínhamos as pessoas da comunidade, os colaboradores Natura, consultores, todo mundo trabalhando a favor de uma mesma ideia, com o desejo de melhorar os projetos. Não conhecia esse formato, mas achei bem interessante”, resume Joselisa, consultora Natura e colaboradora do Hackathon Ekos.
 
E é esse o nosso objetivo, como bem explicou a Joselina, fomentar a conexão e interação de diferentes pessoas para solucionarmos desafios e inovar! Nós do Cocriando, ficamos muito felizes que uma história que começou lá em 2014 com interação de tantas pessoas bacanas nos inspirou a criar o Hackathon em parceria com Ekos! Parabéns para todos que se envolveram no processo e fizeram dele um sucesso! Esse é um resultado de todos nós! ;)
 
Saiba mais
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários