Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

O cuidado que se transforma em beleza

8 de Junho de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Você acorda pela manhã e decide tomar um banho energizante, deixa a água escorrer pela pele, molha os cabelos e relaxa alguns minutos antes de se arrumar para o trabalho. Na hora de sair de casa, o protetor solar é item indispensável pra uns, mas há quem prefira uma boa base hidratante. Será que dá tempo de um alongamento? E que tal uma massagem no fim do dia? Você já parou pra pensar que todos esses hábitos têm influência na expressão da sua beleza? A gente está falando sobre esse assunto na etapa de descoberta da Jornada de Cocriação Viva Sua Beleza Viva e hoje queremos entender como nosso jeito de dormir, comer, nos relacionar com os outros – enfim, viver, né? – pode ter reflexos no que vemos no espelho.
 
O autocuidado está por todo lado. Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, reservar um horário para o café, almoçar, jantar... Sabe hábitos que se tornaram tão presentes na sua rotina que você já faz sem pensar? Tudo isso entra no conceito de autocuidado, que representa aquilo que a gente consegue fazer sozinho para preservar a nossa saúde, bem-estar e - a ciência comprova - nossa beleza. Talvez seja hora de sair do piloto automático e prestar mais atenção nisso.
 
Por exemplo, quando você decide aproveitar uma boa noite de sono, além de descansar o corpo também está influenciando na sua aparência. Cientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo, descobriram que o famoso sono da beleza existe e está ao alcance de todos. Comparando fotos de pessoas após dormirem oito horas por noite e depois de serem privadas do sono, eles comprovaram que quando dormimos bem parecemos mais saudáveis e bonitos. Uma explicação para isso é hormonal. Na falta de repouso adequado, o corpo produz hormônios associados ao estresse, o que nos causa palidez e cansaço. E tem mais: Já percebeu que seu corpo está mais quente quando você acorda? Quando dormimos, produzimos mais suor e essa umidade deixa a pele mais hidratada e brilhosa.
 
O que você come também mexe com o visual. E olha que nós nem estamos falando de calorias por aqui: ovo pode ajudar a controlar a queda de cabelo, cenoura  a manter a pele hidratada, brócolis ajuda com as unhas quebradiças. Saber o que e quando você quer comer é importante. O movimento “comer consciente” (mindful eating) ganhou repercussão com a proposta de que as pessoas resgatem os sinais básicos e diários do corpo. Comer quando se está com fome e parar quando se está saciado são alguns direcionadores da ideia.
 
Planejar o dia, criar um bom ambiente de trabalho, ter uma vida social, aprender a relaxar, tudo isso entra na ideia de autocuidado, mas nem sempre é fácil prestar atenção em tantos detalhes do dia a dia, né? Nesse caso a tecnologia dá uma ajudinha. Dificuldades pra relaxar? Tem aplicativo que te ajuda com técnicas de meditação, poses de yoga e até na hora do sono. Se a dificuldade é com a alimentação, já tem aplicativo até pra organizar as suas compras. O comidável faz indicações de espaços, lojas e restaurantes, que oferecem comida saudável.
 
Ao cuidar de si mesmo, ficar bem com o próprio corpo e a mente, você começa a transmitir uma alegria que pode ser contagiante.  Um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, mostrou que pessoas que sorriem parecem mais atraentes aos outros. E os efeitos de um sorriso no rosto não param por aí. Outro estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, demonstrou que ao receber o sorriso de um desconhecido, as pessoas se sentem mais conectadas aos demais e menos solitárias.  Dá até pra dizer que o nosso autocuidado se reflete no nosso cuidado com os outros, né?
 
E você, quais cuidados adota no dia a dia para expressar a sua beleza? Esperamos sua opinião na etapa de descoberta da Jornada de Cocriação Viva Sua Beleza Viva.
 
Saiba mais
 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários