Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Vários jeitos de cocriar: Crowdsourcing

9 de Novembro de 2016

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

A proposta aqui no Cocriando Natura é reunir gente de todo tipo interessada em pensar inovação aberta e colaborativa. A troca de ideias rola em encontros online e também presenciais, envolvendo consumidores, colaboradores, consultores e quem mais se identifica com a nossa marca. Mas você sabia que há várias formas diferentes de incentivar a cocriação? Hoje a gente lança no blog um especial sobre as diversas formas que você pode adotar na hora de cocriar. Pra começar, a gente vai de crowdsourcing. Tá preparado?
 
O crowdsourcing é um modelo de criação que recorre à mão de obra e inteligência coletivas para criar soluções e produtos inovadores. A Internet está cheia de gente criativa interessada em colaborar com algum projeto e as plataformas de crowdsourcing tornam esse encontro entre projetos e pessoas muito mais fácil. Basicamente a empresa apresenta um problema e qualquer interessado pode se voluntariar para colocar a mão na massa e propor a solução.
 
Quer um exemplo de como essa história funciona? A gigante de conteúdo audiovisual Netflix já recorreu ao modelo para melhorar a sua interação com os assinantes. O Netflix Prize ofereceu um prêmio de U$S 1 milhão para qualquer pessoa que elaborasse um algorítimo de recomendação de filmes pelo menos 10% melhor do que o adotado pela plataforma. Em vez de contratar um fornecedor, a empresa recorreu à turma da Internet para encontrar a sua solução.
 
Uma coisa bacana do crowdsourcing é que ele possibilita que fãs se envolvam diretamente na criação de seus produtos favoritos. Desde 2008, a icônica empresa de brinquedos LEGO mantém um site em que os fãs podem enviar suas ideias de produtos. O público do site vota nas sugestões e as propostas mais populares podem sair da plataforma direto para a fábrica. Além de ver sua ideia chegar às prateleiras, o criador também embolsa uma porcentagem das vendas. Legal, né?
 
Há ainda quem recorra ao crowdsourcing como estratégia de comunicação. O McDonalds da Alemanha desafiou seus clientes a criarem suas próprias receitas de hambúrgueres. As ideias inscritas foram colocadas em votação no site da empresa, reunindo mais de um milhão de votos.
 
Deu pra notar que muitas empresas criam suas próprias plataformas de crowdsourcing, de acordo com o projeto. Mas já existem várias plataformas focadas em facilitar esses encontros, com os mais diversos objetivos. É o caso do site Cocontest, onde é possível apresentar a ideia de uma construção e encontrar um arquiteto ou engenheiro interessado em comandar o projeto. O mesmo acontece no Coders Clan (https://www.codersclan.com/), onde os clientes inserem os serviços de TI desejados e a comunidade de programadores e desenvolvedores cadastrada na plataforma se apresenta pra resolver.
 
No Brasil, o Kaxola é uma plataforma focada na conexão entre empresas e pessoas criativas. Por lá, as empresas podem inserir desafios e ver quais integrantes da rede se interessam em propor uma solução.
 
Achou interessante a proposta do crowdsourcing? Pois fique ligado no nosso blog para acompanhar outras possibilidades de criação coletiva e colaborativa. 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários