Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Combatendo o desperdício no ambiente de trabalho

24 de Agosto de 2015

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

É importante levar a sustentabilidade também para fora da sua casa
 
Lembra quando a gente explicou por aqui sobre a pegada que cada um deixa no mundo? Sobre a responsabilidade que você tem que assumir, sobre o seu papel no eterno combate ao desperdício? Pois é. Você já sabe que precisa principalmente cumprir este papel da porta para dentro da sua casa – mas é importante que se conscientize que você também deixa esta pegada quando está fora de casa.
 
Você passa mais tempo no seu ambiente de trabalho do que em casa, por exemplo. São no mínimo 8 horas por dia com pessoas que você vê mais durante a semana do que seus parentes, seus filhos, seu marido/sua esposa. Logo, neste ambiente é preciso cultivar a semente da sustentabilidade e barrar o desperdício.
 
Dá para começar antes mesmo de ir para o trabalho, aliás. Se você não usa transporte público, ao invés de ir sozinho no carro, o que acha de compartilhar o espaço e oferecer carona para os colegas? Vocês podem até criar um sistema de rodízio entre todos os participantes, evitando mais automóveis circulando na rua, ajudando tanto na limpeza do ar quanto na diminuição do trânsito.
 
Existem até sites especializados em conectar as pessoas que querem oferecer caronas com aquelas que precisam das caronas, como o Carona Brasil, o Carona Segura e o Carona Solidária. E até o Google está fazendo testes, em Israel, de um aplicativo chamado RideWith, que utiliza a plataforma do Waze para auxiliar neste processo de organizar as caronas.
 
“Achei o projeto muito interessante e oportuno, por todas as razões, mas principalmente pelo alcance social de uma nova forma de viver que amplia convívio e, por consequência, desenvolve civilidade”, diz a jornalista Maria Lydia Flandoli em depoimento no site Carona Brasil. Falando ao Jornal Nacional, o empresário Fabiano Ferreira conta que sai de casa sozinho, vira a esquina e encontra o analista de sistemas Mauricio Lisbão no posto, a quem dá carona para o trabalho. Ele nem reclama mais do trânsito. “Eu ficava um pouco estressado e, quando o Maurício começou a vir comigo pro trabalho, a gente ia conversando, trocando ideia. Me deixou um pouco mais calmo para vir também”, revela. O Mauricio, então, não se fala – trocou mais de 1 hora de ônibus por 40 minutos de papo. “A gente descobriu por acaso que, trabalhando um do lado do outro, a gente morava próximo. Então, começou essa parte da carona solidária. As pessoas precisam conversar mais para se entender melhor”.
 
Por falar em conversa: sabe aquela necessária pausa para o cafezinho, na copa? A natureza agradece se você deixar para lá copos, talheres e canudinhos descartáveis. Substitua tudo por copos e canecas que podem ser lavados. E, para dar aquela força na economia de água, use um mesmo copo/caneca ao longo do dia todo, como seu companheiro inseparável.
 
E que tal utilizar com um pouco mais de consciência aquela máquina chamada “impressora”? Checar o conteúdo dos documentos com mais cuidado antes de mandar imprimir já diminui a necessidade de sair imprimindo qualquer coisa, gastando papel e ajudando na derrubada indiscriminada de árvores por aí. Aliás, pense: precisa MESMO imprimir? De verdade? É rascunho? Por que não usar um papel que já foi utilizado antes? Fazer uma impressão frente e verso?
 
Existe até uma fonte especial para ajudar na economia de tinta, sabia? Trata-se da Ecofont. É um software que trabalha junto com o seu programa favorito de edição de texto e que, quando instalado, vai oferecer a opção de imprimir com estas fontes especiais. Elas contêm pequenos furos em seu interior, praticamente imperceptíveis, mas reduzem em até 25% o gasto com tinta. Assim, você economiza com cartuchos e continua lendo seus textos normalmente.
 
E o seu computador? Você está sabendo usar direito? Nos Estados Unidos, as empresas desperdiçam cerca de US$ 2,8 bilhões por ano com energia elétrica consumida por computadores que são deixados ligados após o fim da jornada de trabalho nas empresas. Segundo o relatório PC Energy Report, da empresa 1E, metade dos 108 milhões de microcomputadores corporativos dos Estados Unidos permanece ligada durante o período pós-expediente. Ou seja: vai embora? Além de apagar as luzes, desligue o seu computador.
 
Aliás, alguns especialistas até recomendam que o computador seja desligado também quando você sair para o almoço, porque esta 1 hora inativa já é um baita desperdício. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh, o que leva cada pessoa que desligar seu computador a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. Esse volume corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km.
 
Em relação ao consumo de energia, o mesmo raciocínio se aplica ao monitor de vídeo: desligue sempre que for se afastar da máquina por mais de 15 minutos. E não custa configurar o computador para regular o brilho da tela, por exemplo. É menos energia sendo jogada fora.
 
Ser consciente também fora de casa ajuda a disseminar uma mensagem, ajuda a contagiar quem está ao seu redor, no trabalho, na academia, no shopping, no cinema, com esta corrente do combate ao desperdício.
 
Faça a sua parte! :)
 
Saiba mais:
 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários