Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Cerveja Artesanal e Personalizada | Case Brewbot

2 de Dezembro de 2015

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

O fenômeno das cervejas artesanais hoje já é uma realidade. Fanáticos pela bebida no mundo todo têm preferido apreciar sabores experimentais e diferentes de pequenas cervejarias locais do que aquelas poderosas marcas tradicionais que dominam o mercado.
Aliás, não são raros os casos em que estes cervejeiros optam por tentar fazer suas próprias cervejas em casa – mas, apesar da satisfação em experimentar um sabor criado por você mesmo, eles sabem que fazer uma cerveja é um processo muito mais parecido com a alquimia do que com a ciência. Tudo leva bastante tempo, é preciso acompanhar o timing de cada etapa, ir acrescentando ingredientes... Paciência e disciplina são palavras de ordem.
Foi pensando nisso que os integrantes do Cargo, um grupo de designers e desenvolvedores da cidade irlandesa de Belfast, criaram o projeto Brewbot. Financiado coletivamente via crowdfunding no Kickstarter, ele é essencialmente uma máquina 100% controlada via aplicativo no smartphone, que consegue produzir 20 litros de cerveja por leva.
O primeiro passo é escolher o sabor da sua cerveja. Além de poder optar por um dos muitos sabores que já estão no banco de dados do app, também é possível acessar as sugestões de milhares de fãs-cervejeiros em todo o mundo. Inclusive, conforme o usuário for se tornando craque no assunto, ele pode desenvolver a própria fórmula de cerveja e disponibilizar para que qualquer um também experimente com seu próprio Brewbot.
A ideia aqui é facilitar a coisa toda, fazendo com que as pessoas se foquem muito mais nas receitas, que são a grande graça da coisa, em inventar seus próprios sabores customizados, do que nos processos – simplificando tudo para que os iniciantes não se desestimulem logo de cara. Para usar a máquina, basta adquirir as quantidades certas de ingredientes conforme a indicação do aplicativo e colocar nas prateleiras corretas da estrutura de aço inoxidável de 121 cm x 40 cm x 119 cm, desenvolvida para ocupar espaço mínimo tanto em casa quanto num pequeno bar.
O controle de temperatura e do tempo das misturas vai sendo feito pelo próprio aplicativo, que indica como e quando fazer, graças a um processador Arduino embutido na máquina. É ele quem vai dizer via Bluetooth quando adicionar água, quando colocar mais malte ou qualquer outro tipo de ingrediente. E é ele que vai indicar que, ao final do processo, a cerveja está sendo transferida para um pequeno tanque de fermentação, devidamente selado para causar estragos. E adivinha só quem avisa quando a cerveja já está própria para consumo?
“Tudo pode ser monitorado na palma da mão para que você possa entender o que está acontecendo e o porquê”, explica a Cargo em seu site oficial (http://www.brewbot.io/).
Empolgados com o projeto, eles se mudaram para a cidade americana de Austin, no Texas, onde se juntaram à aceleradora de negócios Techstars, especializada em ajudar jovens e talentosos empreendedores, para tentar tornar o negócio uma realidade não apenas local, mas mundial. O primeiro aporte de investimentos foi de cerca de US$ 1,5 milhão, no final do ano passado.
Nada mal para começar a brindar, não é mesmo? ;).
 
Saiba mais:
 
Conheça o Brewbot:
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários