Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

Acabando com o desperdício de maquiagem!

2 de Setembro de 2015

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

O seu nécessaire pode ser mais eficiente. Sem exageros, sem excessos. E igualmente lindo.
 
“Chorar é desperdício de maquiagem”, diz uma frase de efeito bastante comum nas redes sociais, com o objetivo de fazer as mulheres entenderem que, não importa o que aconteça, é preciso levantar a cabeça e seguir em frente. “Ai, aquele cara é um verdadeiro desperdício de maquiagem!”, diz uma outra tirada bastante comum no Facebook/Twitter, esta mais bem-humorada, querendo dizer que o sujeito foi responsável por um encontro tão ruim que nem valeu a maquiagem que a mulher colocou para sair...
 
Aqui, no entanto, não estamos falando nem de uma coisa e nem de outra. Estamos falando de cuidar bem do seu kit de maquiagens. De ter uma bolsa de produtos para todas as ocasiões mas sem excessos, sem gastar mais do que deveria, sem enlouquecer a cada novo produto lançado e montar uma verdadeira coleção – mas que você não vai usar nem a metade...
 
“Quem é que nunca teve um nécessaire cheio de maquiagens de vários tipos e modelos e acaba usando sempre o mesmo batom, o mesmo rímel e a mesma sombra?!”, pergunta a colunista Fernanda Souza, do site Finanças Femininas. Para ela, o primeiro passo para evitar o desperdício é organizar os cosméticos.
 
A dica é começar dividindo-os em três grupos: itens para pele, boca e olhos. Após realizar essa primeira divisão, vale a pena criar subgrupos para cada grupo, como por exemplo:
 
·         PELE: Base, pó, blush, corretivo.
·         BOCA: Batom, gloss.
·         OLHOS: Lápis, rímel, sombra, delineador.
 
Mantendo essa organização, dá para seguir dois princípios básicos que ajudam a evitar o desperdício. O primeiro deles: “usar sempre os produtos até o final”. E o segundo: “só comprar um novo quando o equivalente acabar”. É claro que é importante ter diferentes variações de cores, no caso das maquiagens, para obter as combinações certas de acordo com o seu tom de pele e com a situação. Mas dá para o seu kit ser ideal para você, para as suas necessidades, sem precisar acumular o que pode acabar estragando.
 
“Claro que muitas coisas eu acabo comprando por causa do meu trabalho, afinal na minha profissão é muito importante conhecer e testar novidades, mas mantenho uma coleção grande de maquiagens na minha penteadeira pessoal e não largo alguns produtos queridinhos por nada nesse mundo. Porém, acho que mais importante do que investir em novos produtos, é cuidar dos que nós já temos!”, explica a blogueira Karen Bachini, do E Aí Beleza?
A primeira dica da Karen é encontrar o lugar certo para guardar as maquiagens, de maneira que elas durem por bastante tempo. “Prefira sempre proteger os seus produtos da luz excessiva e da umidade, mas não esqueça também de ler na embalagem as recomendações do fabricante”. Além disso, a limpeza é fundamental. “Lavar sempre os pincéis de maquiagem é fundamental não só para a saúde da sua pele, mas também para aumentar a vida útil de produtos em pó”. E completa: “Se você adora aplicar sombras brilhantes com um pincel bem molhado, tenha certeza de deixar que elas ventilem o suficiente para secar antes de guardá-las”.
Ela ainda deixa claro que é muito importante lavar bem as mãos antes de começar a manusear cremes e maquiagens e, sempre que possível, retirar apenas a quantidade necessária para cada utilização com a ajuda de uma espátula. “Assim o produto que continua na embalagem fica o mais livre possível de bactérias e mantém as características originais da fórmula por muito mais tempo”.
Em seu blog no portal UOL , o Dr. Marcelo Bellini alerta ainda para um perigo que assola os nécessaires de muitas mulheres: comprar muitos produtos que você pode acabar jamais usando é sinal de que alguns deles podem estragar... e você nem perceber.
 
Uma pesquisa realizada pelo site britânico Female First  revelou que mais de 70% das mulheres não prestam atenção ao prazo de validade dos cosméticos que utiliza. E detalhe: desta parcela, muitas até sabem do vencimento, mas acham um desperdício descartar um produto que “ainda parecia bom”.
“Os cosméticos possuem corantes e conservantes que impedem o surgimento de bactérias e fungos, substâncias com prazo de validade para agir. Por isso, o uso de itens de beleza vencidos pode causar irritações, coceiras, dermatites e lesões na córnea (produtos para os olhos)”, alerta ele. “Quem carrega os produtos na bolsa deve ter ainda mais atenção: as altas temperaturas e a grande movimentação dos cosméticos no nécessaire podem diminuir o prazo de validade”.
 
É possível ficar bonita sem colocar a saúde em risco e também sem acumular – porque acúmulo a gente já sabe que é sinônimo de desperdício, não é mesmo? :)
 
Não importa o que o mundo diz que você precisa. Mas sim o que você REALMENTE precisa para se sentir linda. E sem aquela sensação de que até o seu nécessaire virou um verdadeiro desperdício de maquiagem.
 
Saiba mais:
 
 
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários