Por motivos de configurações ou incompatibilidade técnica, este navegador não suporta criação de Cookies. Sem este recurso as funcionalidades Sociais e de Colaboração estarão indisponíveis. Para usufruir de todas as funcionalidades da Plataforma Cocriando atualize seu navegador ou faça download de um navegador diferente.

Blog

O desafio de cocriar a rotina, todo dia.

13 de Abril de 2015

Curtir (0) Comentar () Compartilhe

Afinal é bom ou não ter rotina? E como a deixamos mais leve e prazerosa?
 
Segundo o dicionário, rotina é o hábito de fazer as coisas sempre da mesma maneira, maquinal ou inconscientemente. Na prática, rotina é acordar todo dia no mesmo horário, tomar o tradicional café da manhã e ir trabalhar pelas ruas de sempre. Por volta do meio dia, almoço: arroz, feijão, carne, salada. À noite um banho quente, um jantar levinho, um livro ou filme e uma cama gostosa. Pareceu comum? Então repare que todas essas atividades, com uma leve variação de cardápio ou um semáforo quebrado fazem parte do nosso dia a dia, preenchendo a nossa vida com significado e proporcionando segurança.
 
Viver todo dia igualzinho. Isso é bom? Em grande parte, sim, pois além de ser bom para a saúde, traz tranquilidade para nossa vida. Assim como para os bebês e crianças é importante ter uma rotina, nós adultos também precisamos dela, para nos sentirmos mais seguros e produtivos. Assim, nosso cérebro aprende que há uma familiaridade no dia a dia e não gasta energia tendo que inventar toda hora algo novo ou descobrir o que vem depois. Estudos comprovam que quando você mantém uma certa regularidade - oito horas de sono por dia, alimentação equilibrada de três em três horas, prática de atividades físicas de duas a três vezes por semana, por exemplo - seu corpo funciona melhor, você fica menos doente e sua disposição aumenta.
 
Mas viver todo dia igualzinho também deixa a nossa vida muitas vezes  monótona, cansativa e sem graça. Muita rotina cansa. Arroz com feijão todo o dia enjoa. E como podemos lidar melhor com a rotina? Como deixar o arroz com feijão diferente e mais saboroso? Há duas saídas: uma é colocar algum tempero diferente no seu arroz com feijão e a outra é, sim, comer o arroz com feijão, mas com mais consciência e presença, saboreando melhor o que a vida te traz.
 
Começando pelo tempero, que tal colocar algumas pílulas de novidades e surpresas no seu dia a dia, deixando a sua rotina mais diferente? Aqui vão algumas dicas!
  1. Já pensou em marcar um café com algum amigo que faz tempo que você não vê?  Encontros e trocas nos deixam mais felizes;
  2. Faça a sua locomoção para o trabalho uma jornada diferente: que tal mudar o caminho ou escutar uma música diferente? Quem sabe você não se surpreende com alguma nova beleza ou sentimento;
  3. Teve um dia tenso? Se presenteie com um ritual de banho diferente e relaxante. Coloque uma boa música, uma vela e um incenso. Pare alguns minutos para respirar e relaxar;
  4. Por que não enviar uma mensagem ou deixar um bilhetinho para algúem que você gosta e está com saudades;
  5. Se você está sem tempo para exercícios, dê uma volta no início da noite pelo seu bairro. Você vai se surpreender como um novo olhar ao nosso redor pode mudar nossa vida.
 
Mas nem só de pílulas a nossa rotina sobrevive!  Outro fator que influencia é nosso estado de consciência no momento. Será que estamos realmente presentes e conectados com a atividade que estamos realizando? Ou estamos no “piloto automático” e quando percebemos já passou?  Quando estamos mais presentes no momento, no aqui e agora, estamos mais conectados e, consequentemente nossos sentidos ficam mais aflorados e vivemos a ação ou atividade de um jeito diferente, com uma nova experiência. O arroz com feijão passa a ter um novo gosto, uma nova textura. Experimente!
 
Ficou inspirado? Compartilhe com a gente seus temperos e experiências que deixam a sua rotina cada vez mais leve e prazerosa!
 

COMENTAR

Enviar Comentário

comentários